<$BlogRSDURL$>

 

Automático, manual ou remoto

Today is good day to die.

novembro 28, 2004

The history of IRON MAIDEN 

Part 1: THE EARLY DAYS

http://images5.theimagehosting.com/IID0000.jpg

Que fique bem claro: é um institucional.
Mas isto não é um demérito, pelo contrário. É talvez o MELHOR trabalho que já vi sobre a banda, e olha que conheço MUITA coisa do Iron.
THE EARLY DAYS narra a trajetória da banda de seus primórdios até aproximadamente o quarto álbum - Piece of Mind - e a entrada do batera Nicko, mas diferente do blablabla confessional que vemos normalmente neste tipo de biografia. Há imagens e depoimentos raríssimos, uma forma espetacular de direção dos eventos e uma edição refinadíssima. TODOS que passaram pelo Iron até 83/84 estão por lá, contando casos e histórias de fazer qualquer fã babar longamente.
O DVD é duplo, com o primeiro disco contendo talvez as maiores raridades da Donzela. Há 30 minutos do primeiro show gravado (prova da força empresarial que Rod Smallwood trouxe pra banda), com Paul Diano nos vocais e uma força bruta incrível na apresentação. Estão lá imagens que eu NUNCA havia visto (tenho o show em áudio de um bootleg italiano pirataço), e portanto foi emocionante ver os primeiros passos do Iron. Logo depois há 45 min. de um show no Hammersmith já com Bruce nos vocais, estreando a primeira turnê mundial (The Beast on Road) e mostrando porque a excelente escolha de substituição dos vocais mudou completamente a história do Heavy Metal comercial. Show impecável, a primeira audição de The Number of the Beast é uma pérola técnica, com a banda mostrando talento e entrosamento incríveis. E encerrando o primeiro disco, há mais 45 min. de uma apresentação em Dortmund, com Nicko quebrando tudo na bateria (promoção do album POM), e clássicos como 'Flight of Icarus' e 'The Trooper' sendo tocados de maneira absolutamente brilhante. Coisa pra deixar o nego sem fôlego mesmo, produto impecável.
Mas talvez o melhor esteja reservado no segundo disco. Há um documentário - The Early Days - com 90 min. que é OBRIGATÓRIO pra qualquer pessoa que tenha o aparelho auditivo funcional. De forma linear, conta os primeiros passos de Steve Harris em busca da formação ideal, passando por técnicos, ilustradores, produtores, empresários e demais pessoas que fizeram parte desta história. Estão lá casos muito bons, depoimentos de músicos que foram dispensados (mostrando um pouco do perfil empresarial do Steve), com destaque sublinhado para Paul Diano, ainda muito rancoroso do sucesso que deixou escapar (é bem curioso o depoimento que ele dá ao ouvir 'The Number', o album que seguiu a sua saída da banda). No decorrer do documentário, fica claro que é um institucional biográfico da banda, como falei acima. Só há boas lembranças, só casos curiosos, e passagens felizes. Muito raramente alguém cita algo que desabone a banda ou o comportamento de Steve Harris, o grande cabeça e mantenedor da linha musical com mão de ferro. Bruce Dickinson, por exemplo, conta algumas passagens que já haviam passado pelo DVD 'The Number', produzido rapidamente a 3 anos atras para levantar fundos ao antigo baterista Clive Burr, que sofre de uma doença degenerativa. Mas as passagens de Nicko mostrando como criou a introdução de 'Where Eagles Dare' é SENSACIONAL, junto com a técnica de composição de Steve Harris. Eu já havia lido sobre isto, mas ver o depoimento dos caras tem um impacto muito maior. Terminei os 90 min. do documentário emocionado, já esperando a próxima parte (esta é apenas a primeira).
No decorrer do segundo disco, mais raridades: há um show podrera no Ruskins Arms, ainda do tempo do primeiro álbun (uma das faixas está presente em '12 wasted years', um dos primeiros trabalhos em VHS do Iron), que só vale pro fã xiita, a qualidade é péssima. E há também algumas passagens que a Donzela fez por programas de televisão europeus, alguns muito toscos (uma espécie de 'Globo de Ouro' da época). É de babar! Ainda há alguns extras, com depoimentos que ficaram de fora do documentário principal, e uma grande galeria de clipes (que já estavam presentes em 'Visions of the Beast').
E pra finalizar: finalmente a banda tomou vergonha na riquíssima cara, e lançou o DVD com tradução das legendas em português DO BRASIL! Já tava na hora de tratar melhor este que é o MAIOR mercado mundial do Iron hoje em dia.

The History of Iron Maiden: part two. Não vejo a hora de chegar!

 Posted by  efagaraz   @   10:59 

 

| top |