<$BlogRSDURL$>

 

Automático, manual ou remoto

Today is good day to die.

fevereiro 02, 2005

Visual Pinball 

   Lembram dos bons tempos do Fliperama? Jóias como 'Fire Action', 'Sure Shot', 'Cavaleiro Negro' e cia bela? É, eles estão de volta! Sintam só os screenshots abaixo:

Fire Action
Esta é a famosíssima, e não menos bela FIREACTION. Veja só o estampado: TAITO DO BRASIL (tá em letrinhas miúdas), e observe o detalhadamento da mesa.

Vortex
VORTEX, outro clássico. Eu nem me lembrava mais do aviso: 'atenção: não coloque fichas com a luz acesa'.

Sure Shot
Sure Shot, a minha preferida. Sem palavras.

Oba-Oba
Oba-Oba, tosqueira total. Mas foi a máquina que serviu de 'test drive' pras fichas de chumbo que fabricávamos em casa.

   Pois bem, as fotos são lindas, mas vamos ao que interessa:

   VISUAL PINBALL EMULATOR

   Este é um emulador (perfeito) para máquinas de pinball. É open-source, e permite não só que você crie sua propria máquina, como também que você emule máquinas que já existem. Fiz uma procura pela net, e achei zilhoes de foruns falando sobre o assunto.
   O troço funciona assim: primeiro você baixa o emulador. Depois baixa as roms (no caso de clones de máquinas) ou o arquivo .VPT da mesa. Põe o bicho pra rodar, e chora de emoção ao jogar novamente 'METEOR', com todos os efeitos de luz e som que tem direito (inclusive, há o barulho da ficha caindo, e em máquinas mais antigas, aquele barulho típico do placar rodando ao ser zerado). E não bastasse isto, você ainda pode alterar completamente a máquina! Tou aqui jogando uma versão de FireAction que não tem caçapa, eu coloquei um cogumelo no meio, então a bolinha não cai nem por cacete. Tá certo que fica sem graça, mas pelo menos tive o prazer de zerar o placar duas vezes apenas na primeira bola, coisa que não consegui nem por sonho na máquina real.

   Nesta altura do campeonato, espero que vocês já estejam fortemente empolgados pra começar a jogatina (e se não estiverem, é porque se tornaram seres chatos e perderam a inocência). Vamos lá.

   Primeiro, dirijam-se ao site VPFORUNS em:
   http://www.vpforums.com/vptables/tables.php

   Depois, baixem o Visual Pinball:
   http://www.vpforums.com/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=8

   Depois de baixar, basta descompactar e instalar. Mas não rode ainda, pois você também precisa do VpinMAME:
   http://www.vpforums.com/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=3

   A instalação do VpinMAME é um pouco mais chata, aconselho vocês a descompactarem o arquivo NA MESMA PASTA que colocaram o Visual Pinball. Depois rode o instalador, e aceite as opções de caminhos que o programa vai sugerir. Coloque em fogo baixo, e separe pra depois colocar os cubos de carne.. (desculpe, eu tergiverso...). Aguarde que a instalação ainda não acabou.
   Agora, baixe um pacote de scripts em VBS (Visual basic) pra que algumas roms sejam corretamente reconhecidas. Basta colocar o CONTEÚDO todo do arquivo zipado na pasta \scripts do VP. você pode baixar aqui:
   http://www.vpforums.com/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=2

   Ok, a instalação do emulador está terminada. Vamos então procurar MESAS pra baixar e jogar:
   http://www.vpforums.com/vptables/tables.php?ltr=all

   (demora ANOS pra carregar, mas vale a pena. Tem centenas de máquinas, tanto em formato VPT quanto em ROM). Pra rodar a mesa escolhida, observe que pra cada uma delas há uma imagem, descrição, nome do pirata (digo, fã) e um arquivo pra baixar o VPT (que é um arquivo nativo do Visual Pinball) e também pra baixar a ROM. Aqui, pela minha experiencia, eu aconselho a baixar AMBOS, pois algumas máquinas precisam dos dois arquivo, e outras apenas de um ou outro. Baixa logo ambos, e aproveita a viagem.
   O arquivo que você baixar na coluna designada TABLE, você deve descompactar, e colocar o arquivo .VPT dentro da pasta TABLES que você instalou o VP (por padrão, ele instala em \arquivos de programas\visual pinball). Depois você baixa a ROM, descompacta e coloca o DIRETORIO DESCOMPACTADO na pasta ROM do VP (atente-se: tem que ser o diretório com os arquivos .rom dentro, se você colocar o conteúdo do diretório que descompactou na pasta ROM simplesmente, não vai funfar). Aí basta abrir o VP, clicar em open, escolher a mesa (que será carregada em seu código-fonte, pronta pra sofrer qualquer alteração que queira) e depois em PLAY, que a mesa vai ser compilada e já vai sair rodando. Ou você pode apenas clicar na mesa escolhida na pasta TABLES, também funfa.

   Vão por mim, o emulador é simplesmente SENSACIONAL! Perfeito, inclusive com os mesmo bugs das mesas originais (algumas falas do Cavaleiro Negro são impossíveis de entender). Pra jogar é simples, você coloca fichas apertando 5 ou S, e depois escolhe o numero de jogadores apertando 1 ou ENTER. Tilt na barra de espaço, controle dos flipers nos dois SHIFTS.
   E se quiserem mais informações, o Google é seu amigo, basta colocar .VPT PINBALL na barra de procura e se deleitar com as milhares de páginas de resultado. Coisa pra perder dias na brincadeira, eu hoje quase não saio pra trabalhar...

   Mas apenas pra dizer que o mundo não é perfeito: pra fazer o download neste forum, você precisa se cadastrar antes ( é indolor, basta inserir um e-mail válido), e também há uma limitação de 5 downloads por dia (apenas usuários pagantes podem baixar a vontade). Pra quem usa conexão discada (alguém ainda usa esta merda?), basta desconectar, limpar os cookies e conectar novamente pra continuar baixando. Pra quem tem banda-larga com IP fixo, sente e chore.

 Posted by  efagaraz   @   14:38 

 

| top |