<$BlogRSDURL$>

 

Automático, manual ou remoto

Today is good day to die.

outubro 11, 2004

Fernando Sabino 

Morreu hoje, na véspera de completar 81 anos, talvez a maior referência literária que já tive:

http://images5.theimagehosting.com/20041011-sabino.jpg

Juntamente com Marcos Rey, foi o responsável pelo gosto por leitura que adquiri ainda na infância (li meu primeiro livro do Sabino aos 9 anos de idade), e que depois se seguiu pela adolescência e vida adulta (tirando, claro, Zélia, uma paixão, uma mácula na brilhante carreira deste mineiro).

Hoje, meu mundo fica mais pobre. E parte de mim morre junto com o Mestre ...

( O Rafael Galvão escreve tudo que eu queria falar:
"Mas quando era criança, aí pelos 10 anos, li uma crônica sua que me deixou com vontade de chorar, e eu choraria se não tivesse alergia a lágrimas.
Só por essa crônica, pelo que ela tem de verdade e de ternura agridoce, Sabino merece estar em qualquer antologia de escritores brasileiros. Ao lado de "Iemanjá do Céu", de Vinícius, essa é a melhor crônica já escrita em língua portuguesa. Aliás, ela está acima da do poetinha, muito acima. E em um mundo em que a sensibilidade forçada de tantos e tantos escritores ulula livre, é provável que ele venha a fazer falta" )
Leia crônica aqui

 Posted by  efagaraz   @   22:01 

 

| top |